Assim como o Setembro Amarelo, o Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que tem como objetivo discutir um tema de extrema relevância, e que deveria ser abordado com maior frequência nos dias atuais: a Saúde Mental. Este conceito está diretamente relacionado à qualidade de vida que abrange o individuo como um todo perpassando por eixos como: saúde física, mental, profissional, social, econômica e espiritual. É muito comum assim que um novo ano se inicia, nós estabelecermos muitas metas e objetivos que deverão ser cumpridos ao longo dele, este movimento pode gerar um alto nível de ansiedade e pensamentos relacionados ao sentimento de se sentir ou não capazes diante dos novos desafios, por esse motivo a campanha é realizada logo no primeiro mês do ano.

De acordo com a OMS o Brasil domina o ranking de país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, em contrapartida o Brasil também é um dos países com o maior índice de pessoas que procuram por atendimento em saúde mental.  Entretanto é importante frisar o quanto é demorado à busca por essa ajuda.

Nós brasileiros temos a fama e habito de deixar tudo para ultima hora, e isso não é diferente quando falamos em buscar ajuda profissional para cuidar da saúde, seja ela física ou mental. Ao invés de prestar atenção enquanto “o copo está quase cheio”, só lembramos de nos cuidar quando o copo já transbordou. Cuidar da saúde mental não se resume apenas em ir ao especialista, inclui também ter momentos de lazer, uma alimentação saudável, fazer atividades físicas, atividades culturais, momentos em família, enfim, um tempo totalmente voltado para você, coisas que não colocamos como prioridade diante da vida atarefada que temos.

E aí, depois desse nosso papo eu te convido a fazer uma autoanalise e observar “será que tenho cuidado da minha saúde mental, ou estou simplesmente levando a vida e torcendo para que meu copo não transborde? ”. Pense nisso!

 

Janaine de Oliveira Cardoso – CRP 06/168549

Psicóloga no Hospital Estância Morro Grande

@estanciamorrogrande @psi_janainecardoso