Alerta vermelho: 1 em cada 7 adolescentes sofre com problemas de saúde mental 

Entenda os sinais e como buscar apoio especializado

Um em cada sete adolescentes sofre de algum tipo de transtorno mental, principalmente ansiedade e depressão. É o que mostra um estudo publicado em outubro de 2024 no Journal of Adolescent Health, conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Universidade Johns Hopkins

Além dessas condições, o texto também aborda o aumento das taxas de uso excessivo de álcool e drogas, transtornos alimentares, problemas comportamentais e ideação suicida. Segundo o estudo, um terço dos jovens desenvolve essas doenças antes dos 14 anos, e metade até os 18 anos. Além disso, uma grande parte enfrenta estresse psicossocial. 

Os dados foram coletados de estudos realizados desde 2010, para identificar os motivos que mais impactam a saúde mental de adolescentes entre 10 e 19 anos em todo o mundo. 

Para os especialistas, diversos aspectos explicam o aumento de problemas nessa fase, entre os quais se destacam o número elevado de pesquisas realizadas nessa faixa etária; mais acesso à informação; e melhor compreensão do bem-estar mental. A junção desses fatores contribui para os diagnósticos. 

Fatores que influenciam os transtornos mentais 

Embora não haja um único fator causal, a manifestação dos transtornos mentais pode ser causada por inúmeros aspectos, como:

  • Estresse constante;
  • Maus-tratos físicos e psicológicos; 
  • Condições sociais, econômicas, psicológicas, culturais e genéticas.

O artigo também ressalta o crescimento do sentimento de solidão, sobretudo entre meninas, tendência que dobrou entre os anos de 2012 e 2018. Segundo os autores, há uma relação com o crescente uso de tecnologia e redes sociais, que podem levar ao isolamento escolar e ao bullying.

Sinais de que seu filho precisa de apoio 

A adolescência é uma fase que envolve muito mais do que mudanças físicas, típicas da puberdade, incluindo também alterações psicológicas e sociais. 

Durante esse período, os jovens estão desenvolvendo a identidade, tendo que administrar expectativas e responsabilidades que podem ser um desafio à saúde mental. É uma etapa na qual há influência do grupo e muitos adotam comportamentos de risco. 

Por isso, é importante se atentar a qualquer mudança de atitude, incluindo:

  • Tristeza;
  • Agitação;
  • Desânimo;
  • Nervosismo;
  • Irritabilidade; 
  • Agressividade.

Além disso, fique atento a sinais que possam indicar isolamento, reclusão, diminuição de relações sociais e amizades, perda de apetite ou alteração de sono. Todos esses sinais podem estar relacionados a quadros de transtornos mentais. O alerta se estende também a mudanças tanto na forma de falar, pensar, se vestir ou se cuidar; se fuma ou bebe — ou se aumenta o consumo. 

Isso não significa necessariamente que haja um transtorno, pois podem ser alterações típicas da adolescência, mas serve de alerta para a necessidade de apoio profissional. 

Como o Hospital Estância Morro Grande pode ajudar no bem-estar de adolescentes? 

Caso perceba que seu filho ou filha esteja enfrentando questões de saúde mental, é fundamental procurar ajuda especializada — que seja, acima de tudo, humanizada e individualizada. 

Somos pioneiros em uma metodologia própria, multimodal, baseada na filosofia humanista, que vai além do acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Recebemos pacientes a partir dos 16 anos. Por meio de um plano terapêutico individualizado, que combina tratamento medicamentoso, cronograma de atividades psicoterápicas e um excelente programa de ressocialização, proporcionamos cuidados intensivos e eficazes ao paciente. 

Atendemos diversos planos de saúde, sempre com foco no bem-estar de quem confia em nossos serviços. Temos orgulho de dizer que somos diferentes! 

Quer saber mais? Entre em contato por Whatsapp, e nossa equipe estará pronta para tirar todas as suas dúvidas!

HOSPITAIS ESTÂNCIA

O Hospitais Estância é o maior grupo do Brasil dedicado ao atendimento biopsicossocial com foco na saúde mental, seguindo padrões rigorosos da Anvisa e legislação específica. A matriz Estância Morro Grande (São Paulo), foi fundada em 2003, mas hoje, está presente em quatro unidades federativas e no Distrito Federal. Especializada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, dependências e alcoolismo, conta com equipe multidisciplinar qualificada. Destaca-se pelo tratamento humanizado, integrando métodos terapêuticos imersivos, ressocialização e conduta medicamentosa em um espaço familiar e acolhedor. Oferece comunicação contínua com médicos psiquiatras e familiares durante a internação.

SOBRE O HOSPITAL ESTÂNCIA MORRO GRANDE

Com a localização privilegiada em Ibiúna, interior de São Paulo, iniciar sua jornada no Estância Morro Grande é simples, basta entrar em contato conosco através dos canais telefônicos e WhatsApp. Nossa equipe terá prazer em fornecer todas as informações necessárias, orientá-lo e responder a quaisquer dúvidas em sua jornada.

Ao escolher o HEMG para a recuperação da saúde mental, você está optando por uma instituição que se preocupa com seu bem-estar e está comprometida em ajudá-lo a transformar sua vida. Com uma abordagem humanizada, uma filosofia única de tratamento e uma equipe dedicada, o hospital é a escolha ideal. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo em direção a um futuro melhor, utilize os botões abaixo:

Ligar
WhatsApp