TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO

Depressão

A depressão é uma doença crônica muito confundida com tristeza profunda, o que torna esse assunto muito superficial diante da seriedade. De acordo com a estimativa da OMS mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com o transtorno (www.paho.org/pt/topicos/depressao).

Se faz necessário ressaltar que a saúde mental não advém da falta de fé, por frescura ou drama. Tais comentários desrespeitosos reforçam a baixa autoestima, preconceitos e tabus daqueles que estão enfrentando a doença, pois afeta negativamente a forma como a pessoa se sente, pensa e vive.

Sintomas

  • Perda de energia e cansaço constante (anedonia)
    A perda de energia e o desinteresse por atividades que antes eram interessantes e que davam prazer. Falta de motivação para cozinhar, trabalhar ou conviver com os amigos também estão presentes devido ao cansaço constante.
  • Sensação de tristeza profunda e continua
    A sensação de tristeza profunda exagerada para a situação manifesta-se através de um rosto triste, olhos caídos, sem brilho e tronco curvado. É frequente ter crises de choro, prevalecendo pessimismo, sentimento de culpa e baixa autoestima habitualmente com sentimento de inutilidade e isolamento e em casos mais graves, pensar no suicídio.
  • Irritabilidade ou lentidão
    Devido à tristeza profunda é comum manifestar irritabilidade, ataques de raiva e ansiedade, causando sintomas como tremores, gritos e suores de forma exagerada. No entanto, em alguns momentos devido ao cansaço frequente e tristeza pode-se apresentar como lentificação que afeta o pensamento e a fala. Além disso, pode surgir dificuldade de concentração e perdas de memória, com momentos de enorme desconcentração que afetam o trabalho e a escola.
  • Problemas de sono e alterações de peso
    Insônia ou vários acordares noturnos, cansaço e mal-estar. Outro sintoma é a perda de peso corporal sem razão aparente ou em alguns casos o aumento de peso, manifestando especial desejo para comer doces e compulsivamente.

A depressão profunda é um problema que deve ser tratado por um profissional da área de saúde. Praticar exercícios físicos, reduzir a ingestão de álcool, evitar o consumo de drogas e relacionar-se com amigos e familiares também podem ajudar, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de confiança.

Terapia

A Estância Morro Grande acredita que a saúde e o bem-estar dependem de vários fatores, por isso aborda em seu tratamento o modelo biopsicossocial recomendando manter um estilo de vida saudável e hábitos diários que contribuam numa melhora, desta forma, trabalhando a raiz do problema e os reais motivos que desencadeiam os sintomas.