Saúde Mental e Mudanças Climáticas no Brasil

Saúde Mental e Mudanças Climáticas no Brasil. Imagem da mata atlântica e uma silhoueta de cabeça em branco com a imagem do globo terrestre no lugar do cérebro.

Por anos discutimos e negligenciamos as mudanças climáticas, mas atualmente ela é mais real e impactante do que calculávamos. A cada dia que passa se torna uma preocupação crescente em todo o mundo; inclusive no Brasil estamos testemunhando a situação no Rio Grande do Sul, assim como já vivenciamos em outros estados. Infelizmente nosso país é constantemente notícia nesse enfrentamento de uma série de desafios decorrentes dessas mudanças que têm consequências diretas na vida das pessoas, no psicológico, na economia e no meio ambiente.

No Brasil, os eventos climáticos extremos como o aumento das temperaturas, inundações, alagamentos, enchentes, deslizamentos, tempestades, ciclones, tornados, vendavais, estiagens, secas, incêndios florestais, chuvas de granizo, geadas, e ondas de frio e calor, estão se tornando mais frequentes e intensos. Esses fenômenos podem causar danos significativos às comunidades, resultando em perdas de vidas humanas, destruição de propriedades e infraestrutura, além de afetar a segurança alimentar e hídrica.

Essas situações de emergência acontecem e podem atingir qualquer um, diante desse cenário, é fundamental que as pessoas estejam preparadas, ou poderá ser tarde de mais. Aqui estão algumas dicas:

1 – Você precisa estar forte psicologicamente, então busque ajuda de profissionais qualificados, faça terapia constantemente e siga as orientações do psiquiatra.

2 – Mantenha-se informado sobre as situações de emergência que podem acometer sua moradia e a região onde vive, ficar atento sobre as condições meteorológicas locais e aos avisos e alertas emitidos pelas autoridades competentes como a Defesa Civil é de grande importância. Tenha conhecimento sobre os planos de emergência do seu local de trabalho, das escolas e outras instituições que você e sua família frequentam.

3 – Lembre-se que é muito comum que os serviços de fornecimento de eletricidade, água telefonia e transporte sejam interrompidos por um período e ter um kit de emergência com itens essenciais é muito importante:

  • Kit primeiros socorros e medicamentos
  • Água potável
  • Alimentos não perecíveis
  • Lanternas e baterias
  • Rádio portátil
  • Mantas térmicas
  • Fósforos ou isqueiros
  • Kit de higiene pessoal,
  • Lista de contatos para emergência
  • Mapa

Atenção as necessidades personalizadas de cada grupo familiar, como itens para crianças, idosos, animais domésticos. Se possível, substitua as baterias convencionais por carregamento solar.

4 – Desenvolva um plano de fuga de emergência com seus familiares, inclua pontos de encontro e rotas de evacuação (faça treinamentos).

5 – Faça a manutenção adequada da sua residência e realize melhorias para torná-la mais resistente a eventos climáticos extremos, como reforçar telhados, instalar sistemas de drenagem e manter um sistema de alerta contra incêndios em funcionamento.

6 – Em casos onde o plano de fuga e evacuação deva ser colocado em prática, siga as instruções das autoridades locais e saia da área afetada imediatamente. Busque abrigos designados e locais seguros.

7 – Ajude outras pessoas e seja solidário, mas lembre-se de não se por em situações de risco, peça ajuda e orientações de profissionais quando possível. A união colabora ao enfrentar os desafios e superar as adversidades.

As situações de emergência representam uma ameaça séria e iminente, ainda mais com o agravamento das mudanças climáticas, mas com preparação, conscientização e ação coletiva, podemos mitigar seus efeitos e construir comunidades mais seguras e resilientes.

Saúde Mental Emergencial

Ao passar por longos períodos de estresse ou situações extremas, é importante manter-se em equilíbrio, reportagens que só falam da tragédia podem afetar o humor e acidentalmente descontar a raiva e/ou ansiedade em quem está em volta. Aceite a ajuda e ajude quem precisar, é fato que em grandes tragédias há grandes perdas e muitas pessoas são afetadas.

Caso seja identificado problemas emocionais, busque ajuda profissional. Após o estado de choque, se desenvolvem os problemas emocionais. Sintomas comuns são ansiedade, tristeza, mudanças de humor, dificuldade para se alimentar, dormir e trabalhar.

HOSPITAIS ESTÂNCIA

O Hospitais Estância é o maior grupo do Brasil dedicado ao atendimento biopsicossocial com foco na saúde mental, seguindo padrões rigorosos da Anvisa e legislação específica. A matriz Estância Morro Grande (São Paulo), foi fundada em 2003, mas hoje, está presente em quatro unidades federativas e no Distrito Federal. Especializada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, dependências e alcoolismo, conta com equipe multidisciplinar qualificada. Destaca-se pelo tratamento humanizado, integrando métodos terapêuticos imersivos, ressocialização e conduta medicamentosa em um espaço familiar e acolhedor. Oferece comunicação contínua com médicos psiquiatras e familiares durante a internação.

SOBRE O HOSPITAL ESTÂNCIA MORRO GRANDE

Com a localização privilegiada em Ibiúna, interior de São Paulo, iniciar sua jornada no Estância Morro Grande é simples, basta entrar em contato conosco através dos canais telefônicos e WhatsApp. Nossa equipe terá prazer em fornecer todas as informações necessárias, orientá-lo e responder a quaisquer dúvidas em sua jornada.

Ao escolher o HEMG para a recuperação da saúde mental, você está optando por uma instituição que se preocupa com seu bem-estar e está comprometida em ajudá-lo a transformar sua vida. Com uma abordagem humanizada, uma filosofia única de tratamento e uma equipe dedicada, o hospital é a escolha ideal. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo em direção a um futuro melhor, utilize os botões abaixo:

Ligar
WhatsApp