TRATAMENTO PARA TRANSTORNO BIPOLAR

Nosso objetivo é garantir aos pacientes a integração social plena.

O Transtorno Bipolar é uma doença de desordem cerebral que causa mudanças extremas e prolongadas de humor, como em dois pólos diferentes, podendo oscilar entre extrema alegria ou extrema tristeza, assim como também euforia.

Nosso Diferencial
Metodologia única, com resultados surpreendentes.

Cada tratamento é analisado pela equipe terapêutica de forma individualizada.

Os pacientes têm acessos aos meios de comunicação diariamente, inclusive internet sempre monitorados por um profissional.

Nas visitas as famílias podem ter uma orientação psicológica e também acompanharem a evolução do paciente.

Ressocialização constante com saídas terapêuticas supervisionadas.

Fases do Transtorno Bipolar
Existe a crença de que o transtorno bipolar envolva apenas períodos de extrema alegria, seguidos por muita tristeza, porém, a verdade é que os episódios dentro do espectro podem apresentar características não tão simples de identificar:

Mania

A euforia (ou mania) é uma das fases do Transtorno Bipolar e caracteriza-se por um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento que o indivíduo está vivendo. Nesse período do transtorno bipolar, o paciente não está deprimido e nem alegre por um motivo especial, mas apresenta humor eufórico, irritável ou mesmo jocoso ou arrogante. Mania de grandeza também é muito comum. Em geral, a mudança do comportamento na euforia é súbita, mas o indivíduo não percebe a sua alteração ou a atribui a algum fator do momento. O senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicados ou ausentes, com explosões de raiva e fúria.

Hipomania

Uma outra fase que uma pessoa bipolar pode experimentar é a chamada hipomania, que seria um estado de mania mais leve e que traz menos prejuízo. Geralmente, a hipomania acarreta em um funcionamento acelerado, porém produtivo para o paciente. Muitos não identificam que estão em fase hipomaníaca, nivelando esse período como a fase eutímica. Esse ponto é importantíssimo, pois muitos pacientes, quando estão entrando em hipomania (podendo evoluir para a mania ou não) são resistentes quanto a manter o tratamento e muitas vezes param com a medicação, o que se torna um grande problema para estabilizar o transtorno.

Depressão

As fases de depressão dentro do transtorno bipolar também são consideradas um subtipo de depressão. Existe a depressão bipolar tipo 1, que é intercalada com episódios de mania, e a tipo 2, na qual os episódios fora da depressão tem uma euforia um pouco menos intensa. Os sintomas apresentados na fase de depressão são os mesmos de um episódio depressivo: humor deprimido, falta de energia, falta de iniciativa e vontade, falta de prazer, alteração do sono, alteração do apetite, lentidão do pensamento, lentidão motora. Já nas fases de euforia, o paciente pode apresentar sintomas como: agitação, ocupação com diversas atividades, obsessão com determinados assuntos, aumento de impulsividade, aumento de energia, desatenção e hiperatividade. A pessoa com esse quadro geralmente acha que está bem e saudável.

Clínica Tratamento de Saúde Mental
Clínica Tratamento de Saúde Mental
CHAME NO WHATSAPP

Clínica Especializada

Metodologia Única com Resultados Surpreendentes. Equipe Especializada. Ressocialização constante com saídas terapêuticas supervisionadas.

HISTÓRIA

Embasada em sustentáveis teorias cientificas, mas adequando a realidade do momento, os trabalhos da Estância Morro Grande se iniciaram em 2002, implantando um novo conceito de tratamento humanizado centrando assim, o processo terapêutico no ser humano fragilizado que procura um acolhimento mais do que um diagnóstico que o estigmatize. Surge então a ideia de uma metodologia abrangente que aderindo as novas políticas de saúde mental atenda também as exigências dos novos quadros de epidemias sociais.

A primeira sede foi construída caracterizando um ambiente acolhedor onde se desenvolviam atividades constantes de reinserção social com passeios, comemorações e expressões artísticas e esportivas demarcou a filosofia da Estância onde além de trabalhar os sintomas da doença se focava a expressão dos desejos mais profundos, muitas vezes reprimidos que eram a causa de suas fugas em prazeres imediatos.

O sucesso e a superação de muitos dos pacientes fizeram que a confiança no novo tratamento se expandisse e pelo número maior de procura foi necessárias instalações com acomodações maiores sem perder a característica que diferencia o tratamento: acolhimento sem preconceitos, ênfase nas capacidades individuais e reinserção social.

Hoje temos um Hospital de Médio Porte com capacidade para 90 pacientes e com mais de 50 profissionais multidisciplinares, atende pacientes de todo Brasil e se tornou referência Nacional em tratamento de Dependência Química suas comorbidades e de transtornos psiquiátricos com metodologia própria e alta porcentagem de adesão ao tratamento.

Especializada no tratamento de saúde mental e reabilitação social, A Estância Morro Grande conta ainda, com desenvolvimento de metodologia e filosofia próprias, procurando atender e entender cada indivíduo como único, direcionando-o para o tratamento adequado de acordo com o diagnóstico.

Profissionais

  • Médico Clínico Psiquiatra

  • Psicólogos

  • Farmacêuticos

  • Ginecologista

  • Enfermeiros

  • Assistente Social

  • Músico Terapeuta

  • Professor de Educação Física

  • Nutricionista

  • Professora de Dança

Nossas Instações

Tratamento e Estrutura

O tratamento é composto por 3 fases:

A primeira fase é a da desintoxicação onde o paciente passa pelos sintomas de crise de abstinência acompanhado pela equipe médica, para que possa dar início no processo de recuperação e auto conhecimento. Nessa fase é feito o levantamento da história clínica.

A segunda fase é a fase de conscientização onde os terapeutas ajudam o paciente no processo de autoconhecimento por meio de terapias individuais e grupais, levantam possíveis dificuldades existentes que dificultam o processo terapêutico, trabalham traumas e complexos existenciais desenvolvidos ao longo da vida, identifica quais ferramentas terapêuticas servira de suporte ao paciente em momentos de situação de risco e como manuseá-las cada uma com eficácia.

Na fase da conscientização, os pacientes atendem a palestras socioeducativas que abordam diferentes temas, passando por um ciclo de assuntos que tem relevância e influência direta na problemática interpessoal que causa o estado de deslocamento da sociedade do paciente.

A terceira fase é a fase de ressocialização, tem como objetivo avaliar o paciente no seio familiar e meio social, trabalhando assim as dificuldades que aparecem no decorrer das relações interpessoais. Esta fase só é sugerida quando o paciente está engajado no processo terapêutico e passa por avaliação da equipe multidisciplinar.

Contamos com uma equipe de psiquiatras, clínico geral e psicólogos.

Além disso temos profissionais de terapia ocupacional (arte terapeuta, musico terapeuta) profissional de atividades sócio recreativas, professor de educação física, enfermaria e monitoria 24 horas.

O tratamento inclui avaliação psiquiátrica, clínica e psicológica semanal (individual e familiar), terapia de grupo, arte terapia, musico terapia, grupo operativo, palestras socioeducativas, atividades sócio recreativas acompanhada por um profissional e educação física.

Nosso serviço conta também com passeios de ressocialização e confraternizações acompanhadas de monitores e psicólogos que avaliam e discutem o comportamento dos pacientes durante esses eventos posteriormente em terapia individual e em grupo.

Estrutura:

Nossa estrutura conta com um ambiente de convívio com salão de jogos, webspace com wifi, sala de televisão, biblioteca, salas de palestras e reuniões em grupo, sala de arte terapia, academia, piscina e quadra de esportes.

Criamos um ambiente familiar e acolhedor com todo o conforte e hotelaria completa para seu bem estar.

Oferecemos 4 refeições ao dia, com uma dieta balanceada acompanhada por uma nutricionista.

Psicoterapia Individual

É o foco de nosso tratamento, onde realmente o paciente deve se concentrar para um melhor aproveitamento.

CHAME NO WHATSAPP

Palestras Psico-Educativas

São palestras de temas ligados à filosofia e aspectos comportamentais que garantem uma melhoria na recuperação.

CHAME NO WHATSAPP

Terapia de grupo

Permite espaço para a reflexão e busca conjunta de soluções com pessoas que compartilham problemas e desafios semelhantes.

CHAME NO WHATSAPP

Consulte os Convênios Credenciados

CHAME NO WHATSAPP