A pandemia silenciosa que assola o Brasil

A pandemia silenciosa que assola o Brasil.

Menos visível que outras emergências de saúde, o suicídio exige uma resposta imediata e eficaz. De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, em 2021 foram registrados 15.507 casos de suicídio no Brasil. Aproximadamente, 78% ocorreram no sexo masculino.

Em 2021, o suicídio representou a 27ª causa de morte no país. Mas é importante ressaltar que o suicídio é uma das principais causas de mortalidade em algumas faixas etárias, afetando principalmente crianças, adolescentes, jovens e adultos, onde respectivamente, o suicídio representou a 11ª, 3ª, 4ª e 9ª maior causa de mortalidade, sendo a último entre adultos de 30 a 49 anos, caindo para 34ª na faixa de 50 a 69 anos e 58ª na faixa de 70 anos e mais. Esses números destacam, ainda mais, a urgência de medidas imediatas preventivas e de intervenção.

O Centro de Valorização da Vida recebeu quase 3M de chamadas em 2023

A associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, conhecida como Centro de Valorização da Vida (CVV), foi fundada em 1962 na cidade de São Paulo e reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 1973. Disponível pelo número 188 como um serviço gratuito, sigiloso e anônimo para apoio emocional e prevenção do suicídio.

Em 2023, o CVV registrou quase 3 milhões de chamadas, com pouco mais de meio milhão abandonadas, mantendo uma média aproximada de 7 minutos por ligação. Esses números não tratam de usuários únicos, ou seja, uma mesma pessoa pode ligar mais de uma vez. Os estados com maior número de ligações foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Paraná.

Conscientização e Educação para Combater Estigmas em Saúde Mental

O Hospital Estância Morro Grande reforça, a cada dia que passa, o papel fundamental de promover uma cultura aberta de conscientização e educação sobre saúde mental. O intuito é romper estigmas, encorajando as pessoas a buscarem ajuda de um profissional e de serviços especializados e capacitados.

No entanto, é importante ressaltar que para a contenção dessa pandemia é necessário um esforço coletivo, que requer ações coordenadas, de governos, organizações da sociedade civil, profissionais de saúde e da própria comunidade. Já é hora de reconhecer a importância da saúde mental e investir em recursos e políticas que promovam o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

HOSPITAIS ESTÂNCIA

O Hospitais Estância é o maior grupo do Brasil dedicado ao atendimento biopsicossocial com foco na saúde mental, seguindo padrões rigorosos da Anvisa e legislação específica. A matriz Estância Morro Grande (São Paulo), foi fundada em 2003, mas hoje, está presente em quatro unidades federativas e no Distrito Federal. Especializada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, dependências e alcoolismo, conta com equipe multidisciplinar qualificada. Destaca-se pelo tratamento humanizado, integrando métodos terapêuticos imersivos, ressocialização e conduta medicamentosa em um espaço familiar e acolhedor. Oferece comunicação contínua com médicos psiquiatras e familiares durante a internação.

SOBRE O HOSPITAL ESTÂNCIA MORRO GRANDE

Com a localização privilegiada em Ibiúna, interior de São Paulo, iniciar sua jornada no Estância Morro Grande é simples, basta entrar em contato conosco através dos canais telefônicos e WhatsApp. Nossa equipe terá prazer em fornecer todas as informações necessárias, orientá-lo e responder a quaisquer dúvidas em sua jornada.

Ao escolher o HEMG para a recuperação da saúde mental, você está optando por uma instituição que se preocupa com seu bem-estar e está comprometida em ajudá-lo a transformar sua vida. Com uma abordagem humanizada, uma filosofia única de tratamento e uma equipe dedicada, o hospital é a escolha ideal. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo em direção a um futuro melhor, utilize os botões abaixo:

Ligar
WhatsApp