Chemsex: Um Fenômeno

Crescente e Preocupante

Chemsex é a abreviação de Chemical Sex (sexo químico) – e como o próprio nome diz – refere-se ao uso consciente e intencional de drogas para prolongar e intensificar a experiência sexual. Essas substâncias, muitas vezes combinadas, incluem quetamina (key), o ecstasy, LSD, metanfetamina (Crystal), GHB (ácido gama-hidroxibutírico), Popper (líquido volátil como removedor de esmalte e solventes), entre outros. Ambas estimulam a liberação de neurotransmissores relacionados ao prazer, relaxamento e bem-estar, como dopamina e a serotonina, o objetivo é específico, reduzir inibições, aumentar a resistência e intensificar o prazer sexual.

Riscos Associados ao Chemsex

Saúde Física

O uso abusivo, prolongado e intenso dessas substâncias pode levar a desidratação severa, descontrole da pressão arterial, problemas cardíacos, respiratórios, infecções e doenças sexualmente transmissíveis (IDSTs), entre outros.

Saúde Mental

Os efeitos das drogas no sistema psíquico podem ser devastadores, resultando desde dependência química, pois as drogas utilizadas no Chemsex são altamente viciantes, até intensificação dos distúrbios de ansiedade, depressão, psicoses e alucinações.

Impacto Social e Legal

Políticas públicas para acesso a saúde mental, que combatem a discriminação e promovem a equidade podem ajudar a reduzir a necessidade de escape através do uso de drogas. Terapias e aconselhamento podem ajudar a abordar as causas subjacentes ao uso de drogas. Para aqueles que enfrentam dependência, programas de desintoxicação e reabilitação são essenciais. O uso de drogas, tem um impacto vasto, multifacetado e significativo que afeta a sociedade como um todo, porque a posse, uso e distribuição de muitas substâncias controladas são ilegais na maioria dos países, por motivos de contingências relacionados a diversas áreas de uma vida em sociedade.

O estigma e a discriminação perpetuam ciclos de uso de drogas e a marginalização, isso gera superlotações no sistema prisional, demanda grandes quantidades de recursos policiais e jurídicos e impõe um custo exacerbado ao sistema de saúde pública que muitas vezes exigem financiamento contínuo.

Aqueles que lutam contra a dependência, frequentemente se afastam emocionalmente de seus círculos sociais, evitando amigos e familiares. Esse distanciamento pode gerar conflitos e desentendimentos, em casos graves leva a separações e divórcios. Esse isolamento resulta em um ciclo vicioso, onde o indivíduo se prende a um ambiente de pessoas que incentivam comportamentos autodestrutivos. Assim, a solidão e a exclusão social aumentam, levando a um maior uso de drogas como forma de escape.

O uso abusivo de drogas também pode afetar o desempenho no trabalho, resultando em absenteísmo, baixa produtividade e eventualmente, perda de emprego, o que afeta a estabilidade financeira do indivíduo, o ambiente de trabalho e a economia como um todo.

Chemsex e a População LGBTQIAPN+

A comunidade LGBTQIAPN+ vivencia um aumento do Chemsex, prática intensificada por festas e encontros onde o consumo dessas substâncias se popularizou. O uso de drogas pode ser desencadeado por uma combinação de fatores psicológicos, sociais e culturais. A discriminação, o preconceito e a violência LGBTQfóbica criam um ambiente de estresse crônico e sofrimento emocional, muitas vezes levando à busca de alívio através de substâncias psicoativas, nesse contexto de vulnerabilidade a busca por substâncias como uma forma de escape ou de tentativa de construção de uma identidade social mais aceitável é intensificada. A falta de aceitação e apoio, tanto na sociedade quanto dentro de círculos familiares, pode resultar em sentimentos de isolamento e baixa autoestima. Além disso, a estigmatização da saúde mental e a necessidade de pertencimento em espaços sociais onde o uso de drogas é comum, também contribuem para esse comportamento.

Apoio e Tratamento

Com uma expertise de 20 anos, o Estância Morro Grande é referência no acolhimento e tratamento de pessoas com quadro de dependência química e pessoas LGBTQIAPN+. O hospital possui sua filosofia que trata a individualidade de cada pessoa, o que a torna inclusiva ao mesmo tempo que combate a discriminação e promove a equidade.

O tratamento oferece abordagens abrangentes multidisciplinares que inclui terapias individuais e em grupo para tratar as causas subjacentes, garantindo um cuidado especializado e humano.

Outra proposta é se pensar em estratégias de redução de danos, como programas de conscientização e acolhimento em saúde mental. Temos o exemplo da Suíça no combate ao uso descontrolado de heroína na década de 90. Mas é importante lembrar que a redução de danos não é uma solução definitiva e sim uma forma de minimizar os riscos associados ao uso de drogas. O ideal é buscar ajuda profissional e tratamento.

O Chemsex é um fenômeno complexo e preocupante que afeta nossa sociedade, pessoas LGBTQIAPN+ ou não. Compreender os fatores que contribuem para sua prevalência e implementar estratégias de educação, apoio e políticas públicas são passos cruciais para combater esse problema. Ao abordar tanto os riscos quanto as necessidades subjacentes dos indivíduos, podemos trabalhar juntos para criar ambientes mais seguros e saudável para todos.

HOSPITAIS ESTÂNCIA

O Hospitais Estância é o maior grupo do Brasil dedicado ao atendimento biopsicossocial com foco na saúde mental, seguindo padrões rigorosos da Anvisa e legislação específica. A matriz Estância Morro Grande (São Paulo), foi fundada em 2003, mas hoje, está presente em quatro unidades federativas e no Distrito Federal. Especializada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, dependências e alcoolismo, conta com equipe multidisciplinar qualificada. Destaca-se pelo tratamento humanizado, integrando métodos terapêuticos imersivos, ressocialização e conduta medicamentosa em um espaço familiar e acolhedor. Oferece comunicação contínua com médicos psiquiatras e familiares durante a internação.

SOBRE O HOSPITAL ESTÂNCIA MORRO GRANDE

Com a localização privilegiada em Ibiúna, interior de São Paulo, iniciar sua jornada no Estância Morro Grande é simples, basta entrar em contato conosco através dos canais telefônicos e WhatsApp. Nossa equipe terá prazer em fornecer todas as informações necessárias, orientá-lo e responder a quaisquer dúvidas em sua jornada.

Ao escolher o HEMG para a recuperação da saúde mental, você está optando por uma instituição que se preocupa com seu bem-estar e está comprometida em ajudá-lo a transformar sua vida. Com uma abordagem humanizada, uma filosofia única de tratamento e uma equipe dedicada, o hospital é a escolha ideal. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo em direção a um futuro melhor, utilize os botões abaixo:

Ligar
WhatsApp